Plataforma de Inteligência Artificial da KeepTrue atende decreto que converte documentos físicos …
A Transformação Digital e o uso da Inteligência Artificial para gerir documentos e desenvolver estratégias mais assertivas é uma tendência sem volta. Com o decreto presidencial Nº 10.278 definindo que documentos digitais, públicos ou privados, passam a ter os mesmos efeitos legais dos originais, a KeepTrue, hub de inovação focada em automação e Inteligência Artificial, lança uma nova versão de sua plataforma DocsIA, de gestão de documentos, preparada para atender às exigências jurídicas e facilitar este processo às empresas.
A solução garante que os documentos tenham a mesma validade legal do acervo físico por meio da certificação digital, permitindo o descarte dos papéis e a liberação de espaços, muitas vezes onerosos às empresas. Baseada nos conceitos de Inteligência Artificial e metadados, a plataforma estratifica e categoriza documentos por tipo, transformando dados em informação estratégica através de buscas facilitadas no sistema. Ou seja, com um sistema inteligente, os dados se transformam em informação útil, de fácil leitura e estratégica.
“Metadados são, resumidamente, informações sobre dados. Eles atribuem significado a determinados campos encontrados em documentos, por exemplo, e conseguem fazer correlações e categorizações assertivas. Todos esses processos garantem agilidade e segurança na hora de conduzir os negócios e só não foram adotados ainda no mercado porque não havia regras e critérios técnicos que garantissem a validade jurídica dos documentos corporativos” explica Luis Lima, diretor de engenharia da KeepTrue.
Essa importante mudança permite redução do custo do armazenamento e de operacionalização dos documentos físicos, que agora podem ser eliminados. Com toda a informação disponível de forma eletrônica, que promove buscas facilitadas, assinaturas digitais confiáveis e segurança dos dados, as empresas têm tudo que precisam para gerar valor aos seus negócios.
“Neste momento, as organizações estão focadas na manutenção de seus negócios e na recuperação futura, mas fazer uma transição digital eficiente de documentos é primordial. As tecnologias utilizadas devem reduzir custos, diminuir a burocracia, aumentar a comunicação entre departamentos e melhorar a eficiência operacional na entrega de resultados”, finaliza Carlos Kazuo Tomomitsu, CEO da KeepTrue.